sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ENEM - UM ARTIGO DE NECESSIDADE!



                                      

Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Na edição: Enem 2011, mais de cinco milhões de pessoas inscreveu-se, sendo que destes cinco, um pouco mais de quatro milhões prestaram o Enem segundo o MEC. O responsável pelo Enem é o Inep (Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Anísio Teixeira). 

Apesar dos problemas que ocorreram com o exame como vazamento e divulgação de questões, acreditam-se num certo descredito, do exame por parte da opinião pública, que ainda não foi comprovado devido ao sucesso do mesmo; embora isso possa acontecer se tais erros persistirem. Contudo vale ressaltar que vestibulares de Instituições públicas e particulares já tiveram problemas. Imagine um exame nacional do porte do Enem? 

O Inep de fato, deveria o ouvir mais em boa parte Oe únicos interessados no Enem, que são os estudantes, e não os especialistas. Mesmo porque tem alguns (Especialistas) QUE SÃO CONTRA o exame do Enem, geralmente são intelectuais de (Direita Elitizada) que não aceita compartilhar nada. O Enem não pode ser extinto, ele é essencial, inclusivo de extrema importância para os jovens de baixa renda ,negros, e índios. Um meio que o Governo encontrou para pagar uma divida educacional e social que o Estado brasileiro praticou durante todos esses anos. 

De fato, o Enem deve ser modificado, ampliado, difundido, mais aceito pelas Instituições de Ensino Superior do país e defendido pro todos! A prova deveria ser aplicada nas cidades com menos de 20 mil habitantes, em um único dia, com duração de nove horas e meia e número de questões reduzido, o poder público municipal seria obrigado a fornecer transporte diminuindo o impacto dos custos nos bolsos dos estudantes de baixa renda, colocando-os em pé de igualdade com os demais candidatos.

A próxima etapa: primeiro passo, seria a classificação para o Prouni, e por último a comprovação de documentação, aonde o prazo de dias seria aumentado para que o estudante humilde pudesse planejar sua viagem para a cidade grande, onde estão  concentrados a maioria das universidade, e nesses centros o estudantes não ode contar com ninguém ,uma vez que não tem parentes residentes nestas cidades. Outro empecilho é a alimentação e a hospedagem porque o estudante pobre conta com apenas  um salário mínimo do pai $545,00 reais, em alguns casos com aposentadoria dos avós ou com o Bolsa Família da mãe ,isso quando conta!

A redação deveria ser mandada para o aluno por meio da página da divulgação das notas, digitalizada, diminuindo os custos com correios, e assim o candidato com posse da redação poderia fazer uma analise e melhoraria suas deficiências no próximo ano.

É indispensável a presença de um fiscal do MEC para conhecer a realidade do candidato ,e do seu velho e novo endereço, porque através do questionário socioeconômico fica difícil conhecer a esta REALIDADE e prova se o candidato disse a verdade. O funcionário das Instituições de Ensino, as vezes pode ser tendencioso ,e puxar (Sardinha) para algum candidato conhecido seu. Com isso diminuiria as fraudes no Prouni, onde ver-se estudantes com auto poder aquisitivo ,indo para a Faculdade de carro. E a imprensa tem denunciado fraudes desta natureza ,e vendo isto os DESAMPARADOS ficam abespinhados e num ato impensado chega a defender a extinção do Enem.

Reafirmo a importância do exame, e afinal, para um país que quer torna-se potência, justo com seus filhos e bem visto pelo o mundo, o Enem è fundamental para a consolidação deste processo.

Colaboração: Thiany Bahiah.
Arte: Pedro Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário