SÓ 20% DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBICUÍ TEM O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO.
Por: Pericles Silva Gomes.
Por: Pericles Silva Gomes.
Imagem: Internet.
Oliveira (2015) ressalta que "Um projeto é um esforço temporário empreendido cujo objetivo é criar um novo produto, serviço ou processo. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos." e que está ligada intimamente " A qualificação profissional, salários dignos, jornada de trabalho que inclua tempo livre para os estudos e a atuação dos professores em atividades extraclasses, são condições indispensáveis para se ter pessoas responsáveis e competentes na construção da proposta da escola.".
Aqui, trata-se da realidade da cidade de Ibicuí – Bahia, município este que tem aproximadamente 16 mil habitantes, segundo o IBGE de 2010. De acordo APLB/Ibicuí e posteriormente confirmada através de uma pesquisa feita junto aos diretores das escolas, comprovaram-se que somente 20% das escolas municipais têm o (PPP), sendo que, 40% das escolas ibicuienses estão em fase de implantação do documento e cerca de 40% das escolas do município ainda não tem o (PPP) instituído.
Aqui, trata-se da realidade da cidade de Ibicuí – Bahia, município este que tem aproximadamente 16 mil habitantes, segundo o IBGE de 2010. De acordo APLB/Ibicuí e posteriormente confirmada através de uma pesquisa feita junto aos diretores das escolas, comprovaram-se que somente 20% das escolas municipais têm o (PPP), sendo que, 40% das escolas ibicuienses estão em fase de implantação do documento e cerca de 40% das escolas do município ainda não tem o (PPP) instituído.
"O (PPP) deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola" OLIVEIRA (2015). A autora afirma que o documento deve ser "... baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção da identidade da escola. O PPP define a intencionalidade e as estratégias da escola. Porém, só poderá ser percebido dessa maneira, se assumir uma estratégia de gestão democrática, ou seja, se for baseado na coletividade. Ele será eficaz na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta educacional e com o destino da instituição.
Por isso, é relevante que a escola tenha o seu Projeto Político-Pedagógico, neste sentido Veiga (2013) nos alerta que a escola que não tem (PPP) caminha, contudo, não chega lugar algum, pois, a escola não terá um norte.
Por isso, é relevante que a escola tenha o seu Projeto Político-Pedagógico, neste sentido Veiga (2013) nos alerta que a escola que não tem (PPP) caminha, contudo, não chega lugar algum, pois, a escola não terá um norte.
Oliveira (2015) ainda afirma que o Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário a envolvimento das pessoas na sua construção e execução; e que é através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN: 9.394 de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.
Escolas com Projeto Político Pedagógico.
Fonte: Autor.
Escolas com Projeto Político Pedagógico.
Centro Batista Educacional de Ibicuí – CBEI, sede. .............(Fase de implantação do PPP)
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Colégio Municipal São Pedro, sede.................................................................. (Tem o PPP)
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Creche Suzigrey Morais, sede. ...................................................................(Não tem o PPP)
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Escola Municipal Emílio G. Médici, Ibitupã............................................. (Não tem o PPP)
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Escola Municipal João Manoel da Silva, Ibitupã. ......................................(Não tem o PPP)
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Escola Municipal Josefina Viana, sede............................................................. (Tem o PPP)
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Escola Municipal Maria Quitéria, Água Doce. ..........................................(Não tem o PPP)
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Escola Municipal Navarro de Brito, sede. ............................(Fase de implantação do PPP)
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Escola Municipal Tarso Dutra, sede. .....................................(Fase de implantação do PPP)
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Escola Municipal Tia Tutu, sede. ..........................................(Fase de implantação do PPP)
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Conclui-se que levando em conta as escolas que não tem o documento e as que estão ainda em fase de implantação, chega-se a um número espantoso de 80% de escolas que não possui o (PPP). Oliveira (2015) diz que "Apesar das escolas se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos. Outro ponto que as diferem é a região em que cada escola se situa, bem como os desejos de cada membro envolvido na construção do projeto educativo.".
Entretanto, o positivo aqui, é que 40% das escolas municipais de Ibicuí estão em fase de implantação do seu Projeto Político-Pedagógico.
Segundo Ninha, a Presidenta da APLB/Sindicato, o prazo para que todas escolas tenha o seu (PPP) finalizado são 10 de outubro de 2018 quando será publicado no PDDE.
Referências:
PORTELA, Adéli Luiza e ATTA, Dilza Maria Andrade. A dimensão pedagógica da gestão da educação. In: RODRIGUES, Maristela Marques, GIÁCIO, Mônica (orgs.). PRASEM III. Guia de consulta. Brasília. FUNDESCOLA. MEC. 2001, p. 119-158.
BORDIGNON, Genuíno. Gestão democrática da escola cidadã. In. Ceará. SEDUC. Novos paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: edições. SEDUC, 2005, p. 119-158.
OLIVEIRA, Emanuelle. Projeto Político-Pedagógico. Infoescola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/educacao/projeto-politico-pedagogico/> Acesso em: 4 out. 2018.
OLIVEIRA, Emanuelle. Projeto Político-Pedagógico. Infoescola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/educacao/projeto-politico-pedagogico/> Acesso em: 4 out. 2018.
Colaboração: Thiany Bahiah.
Arte: Pedro Henrique.
Olá! Gostaria de verificar se o poema abaixo é de sua autoria:
ResponderExcluirBaianidade.
Baiano é preguiçoso?
Não conheces um seu moço
Ou estais sendo leviano...
Se um baiano para de trabalhar
A vida [PARA] e o mundo – TRAVA.