Ellen Roberta e Pericles Gomes
|
Foto: Internet.
Senhor presidente, senhores vereadores, povo querido de Ibitupã: Boa noite!
Inicio a minha exposição tomando a liberdade de usar alguns dos grandes poetas e letristas deste país; aliás, boa parte da minha formação moral e pessoal perpassa por eles.
Entro no cerne da discussão usando um trecho da música “Ideologia” do poeta Cazuza. “Aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo, assiste agora a tudo de cima do muro, de cima do muro, os meus heróis morreram de overdose e os meus inimigos estão no poder, ideologia quero uma pra viver, ideologia, quero uma pra viver”! Infelizmente essa música reflete os sentimentos de boa parte dos jovens da nossa comunidade e também de todo o Brasil, tolo seria eu se afirmasse ser essa uma peculiaridade nossa. Deixo umas perguntas para reflexão: O que fazer para mudar essa aversão que os jovens têm da política? E dos políticos? Quem tem culpa? Quem são os isentos de culpa?
Pra falar a verdade tais perguntas não interessam, são pertinentes é verdade mas, não entram no apogeu da discussão. Mas o que pode ser feito para mudar essa aversão dos jovens? quem está disposto a dar a sua contribuição?
se nada estivermos fazendo estaremos sendo maus vereadores. Vale aqui ressaltar que todos, isso mesmo todos somos vereadores, sem mandato é verdade, mas, vereadores.
Somos, partindo deste princípio: co-derrotados quando vossas excelências perdem e, co-vencedores quando vossas excelências vencem.
Está na hora de pessoas comprometidas com o povo e com a verdade assumirem o papel de protagonista frente a um povo que sofre e tem anseios de acabar com suas dores e sofrimentos.
Somos jovens esperançosos e com o desejo de mudar o mundo, só nos falta uma ideologia. Quem nos oferece uma? diz o poeta Renato Russo: “Quando tudo está perdido sempre existe um caminho, quando tudo está perdido sempre existe uma luz”. O mesmo Renato escreve: “Nunca deixem que lhes digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem, ou que os seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém, tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar. Mas é claro que o sol vai voltar amanhã mais uma vez. Quem acredita sempre alcança”! Deixo aqui algumas das formulas que me fazem acreditar que Ibitupã ainda será bem melhor e, será! Sei que não irei mudar o mundo e senhor presidente é bom ressaltar que ninguém mudará mas podemos, aliás devemos dar a nossa contribuição para que isto aconteça.
Senhor presidente, senhores vereadores estou certo de que uma Ibitupã melhor é possível, uma Água Doce melhor é possível, que uma Ibicuí melhor é possível, ou cremos nisto ou então é melhor desistirmos de tudo; de quem somos e de quem um dia seremos. Muito é verdade e inegavelmente já foi feito mas, os avanços e melhorias devem ser de forma progressiva e continuativa.
É como se estivéssemos num garimpo. Como se fossemos garimpeiros. Quando um garimpeiro encontra uma pedra de ouro ele não acha que está bom, que já basta, que já é o suficiente. Mas é justamente o contrário, ele continua a garimpar e a garimpar até encontrar mais ouro.
É isso que temos feito? se não é, então seremos os “inimigos do Cazuza no poder”. Enquanto os seus heróis morrem de overdose!
Pouca idade mas, muita maturidade me circundam. Não sou nenhum discípulo do poeta Cazuza. Ele mesmo diz: “não aconselho a um cachorro na rua que me siga”. Não estou querendo criar um evangelho, cartilha ou manual a ser seguido, nem sou nenhum revolucionário, só creio em novas possibilidades que se aplaca com consonância entre os que verdadeiramente bebem da fonte que é o poeta Chico Buarque assim diz ele: senhor presidente na música “gente humilde” da qual vossa excelência conhece muito bem: “eu que não creio peço a Deus por minha gente é gente humilde que vontade de chorar”!
Não sou nenhum paladino, sou apenas um menino que sonha e que tem o desejo de ver seus sonhos realizados. Diz o poeta Raul Seixas: “o sonho que se sonha só é apenas um sonho mas, o sonho que se sonha junto é a realidade”. Assim escreve Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim!''.
É esse o real motivo que me faz exorbitar de esperança. Fazer com que o querido povo de Ibitupã entenda de uma vez por todas que somos nós todos que construiremos o futuro de Ibitupã. Agora não vale mais o jogo de empurra. O errado é fulano. O certo é Sicrano.
Para finalizar gostaria de fazer uma justa homenagem aos dois vereadores que representam esse distrito. Vereador Arnóbio presidente e amigo e o vereador Romoaldo. Ibitupã é o que é graças é claro ao empenho e determinação de vossas excelências. De forma bem particular e distinta vossas excelências construirão e continuam a construir o passado e o futuro de Ibitupã. Vossas excelências são “garimpeiros”. Aqui e agora muito obrigado! Novas lideranças surgiram? Não tenham dúvida surgiram. Mas os "ouro" que vossas excelências garimparam ficaram para sempre marcado em nossa comunidade. Mas uma vez muito obrigado!
Sei que isso pode ser apenas pretensão minha mas, deixo esse conselho a vossas excelências: “solidários, vossas excelências são gente. Solitários, apenas peças. De mãos dadas, a força. Desunidos, impotentes. Isolados, apenas uma ilha. Juntos, continente. Inconscientes, são massa. Reflexivos, são um grupo. Organizados, são pessoas. Sem organização, objetos de lucro. Em equipe, ganham, libertam. Individualmente, perdem, continuam presos. Participando, são o povo. Unidos, somam. Dispersos, são vozes no deserto. Agrupados, se fazem ouvir. Amontoando palavras, perdem tempo. Com ações concretas, constroem o futuro!
Senhor presidente, muito obrigado por ter me concedido a oportunidade de me fazer ouvir através desta simplória exposição. Peço desculpa se as minhas palavras feriu alguém, não foi essa a minha intenção. Assim escreve Fernando Sabino um dos meus poetas favoritos: “tudo no fim da certo, se não deu certo é porque ainda não chegou o fim”. Como Teólogo e católico, vou concluir com essa bela mensagem de Madre Teresa de Calcutá: “Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas; perdo-as assim mesmo! Se você é um vencedor terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros; vença assim mesmo! Se você é honesto e franco as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro; seja honesto assim mesmo. O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra; construa assim mesmo. Se você é gentil, as pessoas podem enganá-lo; seja gentil assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você mas isso pode não ser o bastante; dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que no final das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os pessoas”! Muito obrigado.
Colaboração: Thiany Bahiah.
Arte: Pedro Henrique.
Agradeço a Pericles kinho por me conceder o seu discurso para publicar aqui no meu blog, os amigos internautas agradecem! Muito obrigado!
ResponderExcluir