Ana Célia e Athauanna Silva |
Por: Leandro Bahiah.
Foto: Ana Célia.
Ana Célia Araújo Silva é a personalidade da vez a ser destacada pelo o Enfoque, nasceu no município de Itapitanga/Ba no dia 04 de Setembro de 1968, filha de D. Isaura Araújo Silva e do Sr. Esmeraldo Silva, é esposa do Sr. Josenilton Barreto e mãe da queridíssima Athauanna Silva. Trabalha como educadora em Ibitupã desde 1994 e de lá para cá sua carreira só lhe tem trazido alegrias e rendendo bons frutos. Formou-se em Contabilidade depois em Magistério, já em 2008 formou-se em Pedagogia pela FTC em Ibicuí. No momento está cursando Pós-Pedagogia:(Educação Inclusiva) pela Faculdade Barão de Mauá.
Uma certa vez no pré período de campanha, um grupo estava na esquina discutindo um nome para candidato, e alguém cogitou o nome da educadora para ser candidata a vereadora, e uma outra pessoa disse a seguinte frase:" Ana Célia não é mulher de partidos, e sim de partido", e concluiu." O seu único partido é a educação de Ibitupã e a luta pela sua qualidade". A história de Ana Célia na educação do município é uma das páginas mais lindas que se denota com objetividade e a imagem daquela mulher forte, simples, serena, sorridente, inteligente e acima de tudo, amiga dos alunos, o que hoje é difícil encontrar tais qualidades em certas educadoras, e Ana Célia têm estas qualidades de sobra. A professora capta com sensibilidade o que os alunos estão sentindo e os indagam: "Você esta sentindo alguma coisa?", é a preocupação com o próximo, Ana Célia é uma criatura compreensiva e justa e jamais tivera desentendimento com alunos, pais de alunos ou responsáveis. A mestre ensina Matemática de um jeito fácil e compreensível, e o seu maior mérito está no fato dos alunos aprenderem sem terem "medo de matemática". Qual o ex-aluno ibitupaense que estudou no João Manoel da Silva e na Emílio G. Médice que nunca foi aluno da Profª Ana Célia? Dificilmente encontrará alguém que jamais tenha estudado com a mestre.
Certa vez, durante uma aula de Matemática na 5ª e 6ª Série do Seg. B, numa tarde de 2001:"A gente aprende junto. Eu aprendo com vocês, e vocês comigo", disse Ana Célia com um giz na mão escorada na lousa e na outra mão um apagador. É por esta modestia e tantas outras qualidades que faz Ana Célia tornar-se uma educadora nata, a professora tem penetrabilidade, ou melhor dizendo acessibilidade porque a mesma cumprimenta rico, o humilde, o político, o religioso.
É mais uma personalidade que Ibitupã adotou como filha e principalmente como patrimônio vivo desta terra abençoada por DEUS. E por tudo que tens feito e continua fazendo pela educação de Ibicuí, da Bahia e do Brasil. Nosso muito OBRIGADO. O Enfoque deseja vida longa a mestre Ana Célia, PARABÉNS!!!
Colaboração: Thiany Bahiah.
Fotos:Rede Social de Athaunna Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário