Por: Leandro Bahiah.
Tem gente que fica apavorado quando se encontra na frente de um papel em branco para fazer uma redação, isso ocorre frequentemente nos concursos públicos e vestibulares no Brasil. A redação geralmente tem um peso significativo e pode decidir o futuro do concursado ou do universitário.
Para quem pretende fazer um texto dissertativo-argumentativo, o redator tem que ater para os princípios básicos como: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: Será onde você irá preparar o leitor para o assunto abordado, o mesmo terá uma noção do tema proposto. Geralmente inicia-se uma introdução com uma citação de uma reportagem, estatísticas, artigo... Etc. Neste contexto sai ganhando o redator que assisti telejornais, ler livros, escreve. (O Rio Novo fica a maior parte do ano quase seco, segundo o Enfoque Entretenimento), esse é um bom exemplo de introdução, o importante é citar o nome da fonte, isto dará mais credibilidade ao que você está argumentando.
Desenvolvimento: Será onde você irá expor as causas do problema; (Por que o Rio Novo fica a maior parte do ano quase seco?). Você irá enumerar as causas: retirada de areia, desmatamento da vegetação nativa nas margens do rio, e etc. Contudo, você já pode ir dando as soluções para as causas do problema, isto depende de cada redator. Sempre aliado a uma linguagem formal e não coloquial, usando soluções de diferentes áreas do campo cientifico. Não é preciso que o texto obedeça a uma ordem cronológica como (dia, noite, tarde... etc.), porém a lógica é necessária por ex: Qual é a solução para apagar um incêndio? Jogando água. Esta é a (lógica, a razão), e não colocando mais fogo.
Conclusão: Será onde você dará às soluções as causas do problema expostos por você no desenvolvimento. Você irá imprimir o seu ponto de vista, e onde você convencerá o leitor (Corregedor), que este é o caminho certo, é aqui que o redator dará a solução das soluções. Como solucionar o problema da quase seca do Rio Novo?(Fiscalizar, reflorestar... e etc.).
Outras dicas importantes: Use um vocabulário vasto e apreciável, siglas conhecidas como IBGE, UNE, CNBB, caso contrário você terá que especificar como ACFC (Associação Capoeira de Filhos de Canjiquinha), o mesmo serve para as abreviaturas conhecidas como por ex: ETC e não VC (você). Faça só o que lhe for cobrado, se a redação pede 15 linhas, então não ultrapasse; O corregedor pode achá-lo esnobe. Nunca deixe uma redação sem TÍTULO, caso já tenha não coloque outro, você poderá ser desclassificado; Embora você use uma linguagem formal, não rebusque (pomposo) muito o texto, novamente o corregedor pode achá-lo esnobe (sabichão). Fuja das gírias como (Zé Ruela, Zé Mané...).Não use enunciado como (Eu acho...), ou período muito longo e frases longas que podem tornar incompreensíveis. Também não é recomendável o uso do sinal gráfico reticência (...), o corregedor pode interpretar como ( pobreza de pensamento).
Erros comuns gramaticais como de impropriedade vocabular por ex. ''O criminoso foi pego em fragrante. (flagrante)'', erros de acentuação gráfica por ex. "Comprei na loja de conveniência vários ítens. (itens – sem acento)", erros no emprego da crase por ex.: "O Projeto Mesa Brasil está promovendo uma campanha de ajuda as crianças vítimas da seca ( ajuda a quem?) Às vítimas da seca'' e um outro exemplo: "Enviamos à V. Sª. o resultado das avaliações. (Vossa não admite artigo antes, portanto, o correto seria “a V. Sª.) "; Fique atento a erros de grafia por ex. ''Comprei três quilos de mortandela. (mortadela), erros de emprego de pronomes por ex.: "Comprei este lindo relógio para mim usar no casamento. (para eu usar)", erros de emprego de verbos em três casos: Na conjugação verbal. Exemplo: "A polícia militar não interviu a tempo de evitar o assassinato. (verbo intervir – composto: inter/vir – passado de vir, ele veio. Então o passado de intervir é interveio), no tempo verbal por ex: "Encontrei Alice no mesmo lugar que, anos antes, recebeu-me. (recebera)'', no modo verbal por ex: ''Não estou certa de que essa decisão satisfaz a todos. (satisfaça)''. Erros de morfologia em substantivos e adjetivos – Ocorrem em dois casos: No plural dos nomes compostos. Exemplo: "Os dois páras-choques dos carros foram atingindo na colisão. (pára – verbo parar – não vai para o plural. O correto seria “pára-choques”)'', No uso do gênero dos substantivos. Exemplo: ''Mandei Larissa comprar uma guaraná na bodega. (um guaraná – palavra masculina)'', erros de regência verbal. Ex:''As madeireiras estão visando o mercado externo. (visar, no sentido de ter em vista, pede preposição “a”. O correto seria “visando ao mercado”), erros de concordância verbal e nominal. Ex:''Vamos esperar que V. Sª. manifeste vossa escolha. (o pronome de tratamento sempre concorda com a 3ª pessoa dos pronomes. O correto seria sua escolha)'', erros de colocação pronominal. Ex: ''Enviaremos até a próxima semana os pedidos que encomendaram-nos. (nos encomendaram)''.
Outros erros como vícios de linguagem como: Ambiguidade ex: "Onde está a vaca da sua avó?" (Que vaca? A avó ou a vaca criada pela avó?);Barbarismo por ex: ``Comeu um roast-beef (anglicismo; o mais adequado seria "comeu um rosbife")´´; Cacofonia por ex: "Ele beijou a boca dela."; Plebeísmo por ex: "Ele era um tremendo mané!"; Prolixidade por ex: "É o excesso de palavras para exprimir poucas idéias``; Pleonasmo vicioso ex: "Ele vai ser o protagonista principal da peça". (Um protagonista é, necessariamente, a personagem principal); Solecismo - de concordância por ex: "Fazem três anos que não vou ao médico." (Faz três anos que não vou ao médico.),de regência por ex: "Ontem eu assisti um filme de época." Ontem eu assisti a um filme de época.´´, de colocação: "Me empresta um lápis, por favor." (Empresta-me um lápis, por favor.); Eco por ex: "O aluno repetente mente alegremente."; Colisão por ex:"O papa Paulo VI pediu a paz."
Sempre com letras legíveis, não recorra de expediente como alongar letra para encher o texto forçadamente. Não imite a redação de ninguém, mesmo porque todos nós temos um ESTILO PRÓRIO e ÚNICO de escrever. O segredo para se fazer uma ótima redação, e fazer com que o ato de escrever seja prazeroso e não sofrível, é preciso que o futuro redator ( aluno ) passe mais a ler, assistir telejornais com um outro olhar, um olhar crítico. E com o tempo não terás mais dificuldades de fazer a uma redação. Lembre-se que no RASCUNHO cabe tudo e depois você vai lapidando o texto ( tirando a gordura do texto ), optando por uma palavra ou outra; E sempre obedecendo a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Depois é só torcer e correr para o abraço! Pratique, faça uma ótima redação e boa sorte! Veja um exemplo de redação no artigo intitulado de ``O RIO NOVO PEDE SOCORRO!
Colaboração: Thiany Bahiah.
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