ENFOQUE ENTREVISTA
PÉRICLES SILVA GOMES
Péricles Silva Gomes é conhecido artisticamente por Péricles Kinho. É filho de Edjalma Viana Gomes e Nelma Jesus da Silva, tendo como irmãos Jailton e Ana Paula Silva Gomes. Nasceu no dia 12 de Junho de 1990, no Distrito de Ibitupã, no Município de Ibicuí Bahia. Iniciou seus estudos em Ibitupã, na Escola Emílio Garrastazu Médici, e concluíra seu Ensino Fundamental no Colégio João Manoel da Silva, passou boa parte do Ensino Médio estudando no Colégio Dr. Manoel Novais na cidade de Ibicuí, e em seguida fez Teologia na Escola Lúmen Christ na cidade de Jequié, concluindo no final de 2010. Sempre pautado em discussões com temas relacionados à juventude; tornou-se presidente do JUEC (Jovens Unidos em Cristo) por duas vezes consecutivas, de 2007 a 2008 e de 2009 a 2010, deixando como sucessora a também jovem Edilene Bahiah. No inicio do ano o mesmo discursou na sessão da câmara realizada em Ibitupã, seu discurso coerente “causou” um impacto na política local. Agora ele vem como candidato ao Conselho Tutelar. Péricles além de teólogo é letrista, poeta e futuro Conselheiro Tutelar. Ele nos cedeu essa entrevista em sua residência.
Enfoque – A pergunta que não quer calar. Por que o Senhor decidiu candidatar-se ao Conselho Tutelar?
Péricles – Vou responder esta pergunta, usando um provérbio africano que sintetiza o meu desejo de ser um conselheiro tutelar: “gente simples, fazendo coisas pequenas em lugares não importantes, conseguem coisas extraordinárias”.
Enfoque – O Senhor é uma pessoa esclarecida, e sempre está atento com discussões com temas relacionados a juventude, isso ajudou o Sr. na decisão de candidatar-se ao conselho?
Péricles – Sim. Pois nunca entendi ao certo aquele ditado que diz: ”os jovens são o futuro da nação”, prefiro acreditar e lutar para que os jovens sejam o presente tão necessário para a nação. E isso perpassa pelos direitos das crianças e dos adolescentes assegurados.
Enfoque– Caso seja eleito, qual será sua bandeira defendida á frente do conselho?
Péricles – Lutarei principalmente para que a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) seja respeitado e cumprido sem ressalvas.
Enfoque – O que é ser conselheiro na opinião do Senhor, nos dias de hoje?
Péricles – Para responder a esta pergunta recorro ao dicionário da língua portuguesa. Segundo o Aurélio, conselheiro é aquele que aconselha, e tutelar é aquele que protege que exerce tutela. Contudo para mim, conselheiro tutelar é um mantenedor dos direitos das crianças e dos adolescentes; um facilitador do diálogo e usando um pouco de afeto até mesmo às vezes um pai.
Enfoque – O Senhor é uma pessoa religiosa, formou-se em teologia, uma vez eleito, o Senhor trabalhará em parcerias com estas instituições religiosas?
Péricles – Com certeza. Por que a minha forte formação religiosa me faz crer que todas as instituições religiosas indistintamente, lutam para que o homem na sua totalidade seja respeitado e tenha todos os seus direitos assegurados. Então penso que seja indispensável o trabalho conjunto com todas essas igrejas.
Enfoque – O Senhor fora ex-presidente do JUEC (Jovens Unidos em Cristo), que tem contato direto com os jovens, isso foi uma possível estratégia para pretensões a cargos eletivos futuros?
Péricles – Não. Na realidade quem está à frente de um cargo que exerça liderança, tem sempre o nome cogitado para exercer cargos públicos. Mas isso acontece sem que a gente perceba ou programe. Mas penso que se é pra o bem da comunidade, de maneira alguma se pode recusar.
Enfoque – O Senhor é um poeta, lêem-se muitas coisas suas como poemas, letras e pensamentos no site do pensador.info. Como é esse seu outro lado, lado pensador?
Péricles – Isso na verdade é um hobby. Sou um apaixonado pela literatura brasileira. Eu me apeguei àquela frase do Renato Russo: “quem pensa por si mesmo é livre e ser livre é coisa muito séria”. Por isso nas horas vagas rabisco alguns versos, poemas e pensamentos.
Enfoque – O blog Ibitupã News citou seu nome como um possível pré-candidato a vereador. É possível que o Senhor comente a respeito deste assunto?
Péricles – Eu até fiquei sabendo dessa noticia. Estou lisonjeado com a citação do meu nome pelo blog, mas confesso que de certo mesmo, o que há de verdade é a minha candidatura ao conselho tutelar que estou pleiteado no momento. Fora isso, é mera especulação.
Enfoque – Vamos voltar ao tema conselho tutelar. Como se deu o processo para as escolhas dos representantes do conselho?
Péricles – Primeiro fizemos uma prova objetiva de 30 questões com alguns assuntos inerentes a um conselheiro tutelar, tais como: ECA, Constituição Federal, Lei Orgânica do Município, Regimento Interno do Conselho Tutelar. Logo após fizemos uma prova de língua portuguesa e posteriormente passamos por um teste psicológico e por fim nos tornamos aptos sermos candidatos.
Enfoque – Como ex-presidente do JUEC, o Senhor acha que esta experiência o ajudará à frente conselho?
Péricles – Sim, pois a presidência do JUEC fez de mim uma pessoa mais aberta ao diálogo e provocou esse meu interesse em defender os direitos das crianças e dos adolescentes. Além de despertar em mim um senso crítico e responsável.
Enfoque – Como é a situação das crianças e dos adolescentes de Ibitupã atualmente?
Péricles – Por não ter assistência do atual conselho, vejo que está de forma calamitosa a situação das crianças e dos adolescentes de Ibitupã. Oxalá agora os distritos estão representados nesta eleição. É claro que podem não ser eleitos, mas estão empenhados em cumprir o seu papel. Por isso saúdo ao candidato Mateus do distrito de Água Doce por também estar participando desta eleição.
Enfoque – Qual será a estratégia do Senhor, caso seja eleito, para conscientização das pessoas? Uma vez que a maioria das pessoas desconhece o que seja o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Péricles – Precisamos fazer audiências públicas, palestras, seminários em todo o município visando o pleno esclarecimento do ECA. Uma vez que para ser conselheiro tutelar temos que ter sensibilidade para saber o que é melhor para as nossas crianças e os nossos adolescentes.
JOGO RÁPIDO COM PERICLES GOMES:
Defina Getúlio Vargas: Pai dos pobres e mãe dos ricos.
JK: Um megalomaníaco travestido de grande estadista.
Ditadura Militar: Mancha negra da nossa história.
Fernando Collor de Mello: Um erro corrigido.
Fernando Henrique Cardoso: Grande estadista.
Lula: Maior líder político do Brasil.
Dilma: Uma gestora competente.
Um escritor(a): Leandro Bahiah.
Um livro: Uma História que não é Contada. (Prof. Felipe Aquino).
Um ator(a): Lázaro Ramos.
Filme: À Espera de um Milagre
Cantor(a): Adenilson Oliveira(Kbça).
Música: Vento no Litoral.
Time: Corinthians.
João Paulo II: Grande humanista.
Bento XVI: Vigário de Cristo.
Leonardo Boff: Um dos maiores teólogo e escritor deste país.
Ídolo: Jesus Cristo.
Orgulho: Ser ibitupaense.
Banda: Legião Urbana.
Um poema, um pensamento do qual o Senhor goste muito: “Tudo no fim da certo, se não deu certo, é porque ainda não chegou o fim”. (Fernando Sabino).
Nenhum comentário:
Postar um comentário